Bibliografia – “Por uma Arte Revolucionária Independente” – Livro na íntegra

por culturamarxista

 

Disponibilizamos aqui para download a íntegra do livro organizado por Valentim Facioli e publicado pela editora Paz e Terra, “Por uma Arte Revolucionária Independente”. Além de trazer o Manifesto da FIARI em sua versão final ao lado da primeira versão escrita apenas por André Breton, o livro conta a história da FIARI, como se deu o encontro entre Breton e Trotsky, trazendo diversos textos de ambos relacionados a isto.

A segunda parte do livro é também muito interessante, e trás, além de textos de Mário de Andrade com posições que se aproximam daquelas do trotskismo em relação à discussão sobre as artes, textos da própria tradição trotskista no Brasil, reunidos a partir de publicações como a “Vanguarda Socialista”, editada nos anos de 1940 no Rio de Janeiro. Esta parte conta com textos de Pagú (que teve uma experiência importante, ainda que fugaz, militando nas fileiras do trotskismo depois de sair do PCB e antes de ingressar no PSB), Geraldo Ferraz, Mário Pedrosa, Lívio Xavier e Edmundo Moniz. Para organizar o livro, Valentim Facioli contou com a colaboração do CEMAP (Centro de Estudos Mário Pedrosa), um dos mais importantes arquivos da história do movimento operário no Brasil.

Conforme o andamento do grupo, muito provavelmente utilizaremos outros textos deste livro como bibliografia para nossos encontros às quartas e sextas.

Livro – Por uma Arte Revolucionária Independente (Breton e Trotsky)

About these ads