Auto dos 99% e CPC – Bibliografia complementar

por culturamarxista

Colocamos aqui uma bibliografia sobre e disponibilizamos dois documentos originais do CPC da UNE, além do livro de Manoel Berlink, que aprofundam o debate sobre o contexto de produção da peça “Auto dos 99%”, que estamos discutindo no Grupo de Estudos. Agradecemos enormemente a Professora Maria Silvia Betti, que foi quem nos permitiu o acesso a este importante material.

DOCUMENTO DO CPC I

DOCUMENTO DO CPC II – Auto do Relatório

BERLINK, Manoel T. O Centro Popular de Cultura da UNE

 

BIBLIOGRAFIA REF. CPC DA UNE

 

BARCELLOS, Jalusa. CPC da UNE: Uma História de Paixão e Consciência. Rio de Janeiro, IBAC/MINC/ Nova Fronteira,  1994.

 

BERLINK, Manoel T. O Centro Popular de Cultura da UNE. Campinas, Papirus Livraria Editora, 1984.

 

BOAL, Julián. As Imagens de um Teatro Popular. Prefácio e tradução revista por Augusto Boal. São Paulo, Hucitec, 2000.

 

BETTI, Maria Sílvia. Oduvaldo Vianna Filho. São Paulo, EDUSP/FAPESP, Coleção Artistas Brasileiros, 1997.

 

CALDAS, Ana Carolina. Centro Popular de Cultura no Paraná (1959-1964) Encontros E Desencontros Entre Arte, Educação e Política. Disponível em : http://ebookbrowse.com/search/ana-carolina-caldas-disserta%C3%87%C3%83o

 

CAUMO, Maria Sílvia Betti. Evolução do Pensamento de Oduvaldo Vianna Filho. Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Décio de Almeida Prado em 1984.

 

CHAUÌ, Marilena. O nacional popular na cultura brasileira. Seminários. São Paulo, Brasiliense, 2a.ed., 1984.

           

CHAUÌ, Marilena. Cultura e democracia, o discurso competente e outras falas. São Paulo, Moderna, 1981.

 

COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. São Paulo, Graal, 1996.

 

CRUCIANI e FALETTI.Teatro de Rua. São Paulo, Hucitec, 1999.

 

DAMASCENO, Leslie. Espaço Cultural e Convenções Teatrais na obra de Oduvaldo Vianna Filho, Campinas, Editora da Unicamp, 1994.

 

DOMONT, Beatriz. CPC DA UNE. Um Sonho Interrompido. São Paulo, Porto Calendário, 1997.

 

FONTOURA, Antonio Carlos et alii. “Auto dos 99%” in PEIXOTO, Fernando. O Melhor Teatro do CPC da UNE. São Paulo, Global, 1996.

 

GARCIA DE SOUZA, Miliandre. Do Arena ao CPC: o debate sobre a arte engajada no Brasil (1959/1964). 2002. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Francisco Napolitano de Eugenio.

GARCIA, Miliandre. . Do teatro militante à música engajada: a experiência do CPC da UNE (1958-1964). 1. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007. v. 1. 160 p.

GUIMARÃES, Carmelinda. Um ato de resistência – o teatro de Oduvaldo Vianna

Filho.São Paulo, MG Editores, 1984.

 

HOLLANDA,  Heloísa Buarque de. Impressões de Viagem: CPC, Vanguarda e Desbunde. São Paulo, Brasiliense, 1980.

 

MORAES, Dênis de. Vianinha. Cúmplice Da Paixão. Rio de Janeiro, Nórdica, 1995.

 

PAES, Maria Helena Simões. A década de 60. Rebeldia, contestação e repressão política. São Paulo: Ática,1992.

 

 PATRIOTA, Rosângela. Vianinha. Um dramaturgo no coração de seu tempo. São Paulo, Hucitec, 1999.

 

PESSANHA, José Américo Motta. Cultura como ruptura. in  BORNHEIM, Gerd (et  alii) . Tradição/Contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/ Funarte, 1987, pp. 59-90.

 

PEIXOTO, Fernando. O melhor teatro do CPC da UNE. São Paulo: Global, 1989.

 

PEIXOTO, Fernando (org.). Vianinha. Teatro. Televisão. Política. São Paulo, Brasiliense, 1983.

 

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro. Artistas da revolução, do CPC à era da TV.Rio de Janeiro/São Paulo, Record, 2000.

 

RIDENTI, Marcelo. O Fantasma da Revolução Brasileira, 2ª. ed. revista e ampliada. 2. ed. São Paulo: Unesp – Fapesp, 2010. 324 p.

 

RIDENTI, Marcelo. Brasilidade revolucionária um século de cultura e política. São Paulo: Unesp, 2010.. São Paulo: UNESP, 2010. 192

 

RIDENTI, M. S. (Org.) ; Reis Filho, Daniel Aarão (Org.) . História do marxismo no Brasil, 6. Partidos e movimentos após os anos 1960. Campinas: ed. da UNICAMP, 2007. 461 p. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. v. 1. 461 p

 

 RIDENTI, M. S. (Org.) . Cultura e política brasileira pós-1960. Dossiê para a Idéias, revista do IFCH/UNICAMP. Ano 12(1). 2005.. Campinas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2005. 426 p.


RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro. Artistas da revolução, do CPC à era da TV.Rio de Janeiro/São Paulo, Record, 2000.

 

 

SCHWARZ, Roberto. Notas sobre cultura e política (1964-1969). in O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro, Paz e Terra.1978.

 

SOUSA, Alexandre Ricardo Lobo de. O teatro no Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes. O povo, a naçãoo imperialismo e a revolução (1961-1964).Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.. Dissertação de Mestrado apresentada ao orientada pelo Prof Dr.César Luís Barcellos Guazzelli.


SOUZA, Miliandre Garcia de. Do teatro militante à música engajada

A experiência do CPC da UNE (1958-1964). São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

 

TORRES,Carla Michele Ramos.Em cena o Teatro no Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE) 1961-1964. Universidade Estadual do Oeste do Paraná  Campus de Marechal Cândido Rondon. Dissertação de Mestrado em História.Orientadora Profa. Dra. Geni Rosa Duarte.

 

VIANNA , Deocélia . Companheiros de Viagem. São Paulo, Brasiliense, 1984.

 

VIANNA FILHO, Oduvaldo. “A Mais Valia vai acabar, seu Edgar” in VIANNA FILHO, Oduvaldo, Teatro. Vol. I. Rio de Janeiro, Editora Muro, 1981.

 

MORAES, Dênis de. Vianinha.Cúmplice da Paixão. Uma biografia de Oduvaldo Vianna Filho. Edição revista e ampliada. Rio de Janeiro, Record, 2000.


DOWNLOADS:

http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/cpc.livro_.pdf  (Livro de Manoel tosta Berlinck)

http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/autodos99.pdf  (Auto dos 99%)

http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/bvb.pdf  (Brasil versão Brasileira, éça de Vianinha)

http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/pcanta.pdf   (digitalização do disco O Povo Canta CPC com todas as letras)

http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/viola.pdf  (Violão de rua, facsímile integral)   

http://www.franklinmartins.com.br/som_na_caixa_gravacao.php?titulo=auto-dos-99-de-cpc-da-une (auto dos 99%)

 

FILMES:

Cinco vezes Favela. (o original, de 1961, em cinco episódios)

 

Cabra marcado pra Morrer.

Ficha Técnica Título Original: Cabra Marcado Para Morrer

Gênero: documentário

Tempo de Duração: 119 min.

Ano de Lançamento (Brasil): 1964/84

Direção e roteiro: Eduardo Coutinho

Anúncios