Divulgação do curso: O TEATRO DO CENTRO POPULAR DE CULTURA (1961-1964): HISTÓRICO, DOCUMENTOS E DESDOBRAMENTOS

por culturamarxista

Divulgamos abaixo o calendário e programação do curso O TEATRO DO CENTRO POPULAR DE CULTURA (1961-1964): HISTÓRICO, DOCUMENTOS E DESDOBRAMENTOS promovido pelo Núcleo de Estudos Teatrais Décio de Almeida Prado, do Centro Ángel Rama e ministrado pela Professora Maria Silvia Betti, que terá início nesta semana, dia 19 de abril:

O TEATRO DO CENTRO POPULAR DE CULTURA [1961-1964]: HISTÓRICO, DOCUMENTOS E DESDOBRAMENTOS

Profa. Maria Sílvia Betti (docente e organizadora)

Pauta – A pauta de estudos proposta para este primeiro semestre de 2012 nasceu do compromisso assumido pelo Núcleo durante a greve dos estudantes da USP, em novembro de 2011, de colocar em foco a experiência histórica do projeto de cultura épica e popular do Centro Popular de Cultura, criado no Rio de Janeiro em 1961 e abortado com o golpe militar de 1964.

Objetivos – Nos seis primeiros encontros serão discutidos textos críticos, documentos e peças do núcleo inicial do CPC, no Rio de Janeiro. Nos quatro encontros seguintes estarão em foco o trabalho do teatro jornal, desenvolvido na periferia de São Paulo por atores integrantes do Teatro de Arena,o CPC de São Paulo, na região do ABC e o movimento de teatro operário de base sindical.

Dias e horário – Quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, na Sala 107, andar térreo do prédio de Letras. 

Duração – De 19 de abril a 28 de junho

Inscrições – Enviar nome completo para os e-mails carama@usp.br e mariasilviabetti@gmail.com até 30 de março de 2012.

Número de Vagas – 85

Pauta de Estudos e Leituras

19 de Abril

O que foi o CPC. In: BERLINK, Manoel T. O Centro Popular de Cultura da UNE. Campinas: Papirus Livraria Editora, 1984. Disponível em: http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/cpc.livro_.pdf 

26 de abril

Documentos I e II: cópias xerografadas de documentos originais datilografados contendo a introdução e um fragmento do Auto do Relatório (1962), escrito por um coletivo de autores do Depto de Teatro do CPC no momento em que este se vinculou à União Nacional dos Estudantes.

3 de maio

MARTINS, Carlos Estevam. Anteprojeto do Manifesto. In: Arte em Revista, São Paulo: Kairós, n. 1., p. 67-79, jan./mar. 1979.

10 de Maio               

Auto dos 99% ou como a Universidade capricha no subdesenvolvimento. Disponível em:http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/autodos99.pdf 

17 de maio

      A questão da cultura popular posta em questãoIn: BERLINCK, Manoel Tosta. Op.cit.

24 de maio

VIANNA FILHO, Oduvaldo. Brasil versão brasileira. In: BERLINCK, Manoel Tosta. Op.cit.

31 de maio

PARANHOS, Kátia Rodrigues. Militância, Arte e Política: O Teatro Engajado no Brasil Pós-1964. Disponível em: www.brasa.org/_sitemason/…/Paranhos%20Katia%20Rodrigues.doc

14 de junho  

Teatro-jornal: depoimento de Dulce Muniz (atriz do Teatro de Arena e diretora do Núcleo do 184) em DVD. Depoimento concedido ao pesquisador e jornalista Eduardo Campos Lima.

21 de Junho

PARANHOS, Kátia Rodrigues. Teatro e trabalhadores: textos, cenas e formas de agitação no ABC paulista. In: ArtCultura, Universidade Federal de Uberlândia, v. 7, n. 11, p. 101-115, jul./dez. 2005. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/062/62paranhos.htm

28 de junho

      URBINATTI, Tin. Peões em Cena. São Paulo: Hucitec, 2011.

Obs. Ao longo do semestre serão pautados encontros com diretores e atores cuja experiência de trabalho se liga, direta ou indiretamente, ao CPC. Esses encontros poderão ser agendados em outros dias da semana e horários, de acordo com a disponibilidade do convidado.

Anúncios