O Centro Ángel Rama promove Oficina de Teatro-Jornal na Letras!

por culturamarxista

Oficina de Teatro-Jornal na Letras – O neoliberalismo e a USP

 

Com

Eduardo Campos Lima (jornalista, pesquisador e mestrando da FFLCH-USP)

 

              

 

O teatro-jornal é uma forma que une o teatro e o jornalismo. Surgido naRevolução Russa e recriado em diversos países ao longo do século XX, o teatro-jornal baseia-se na encenação de notícias por meio de técnicas originadas do teatro popular, do circo, do cinema e da arte modernista. Na URSS, na Alemanha, nos EUA ou no Brasil, os artistas que encenaram teatro-jornal eram tambémmilitantes. Sua intenção era não só fazer bom teatro, mas denunciar a realidade política, gerar reflexão e crítica – em momentos nos quais, muitas vezes, arepressão estatal era pesada.

 

Na Oficina de Teatro-Jornal da Letras vamos abordar a história do teatro-jornal no Brasil – onde o Teatro de Arena encenou, em 1970“Teatro Jornal – Primeira Edição” – e no mundo. Vamos discutir os problemas da Universidade, como a repressão política crescente. E vamos encenar as notícias, informes e denúncias relativas à USP e à Faculdade de Letras, montando, ao fim do curso, o Teatro-Jornal da Letras.

 

 

Cronograma

 

 

–        09/05: Introdução sobre o teatro-jornal – técnicas, procedimentos e conformações. A história do teatro-jornal no mundo e no Brasil.

 

–        16/05: Expressividade e jogos teatrais – encontro para iniciar os participantes nas técnicas teatrais ligadas ao teatro-jornal.

 

–        23/05: debate sobre a política na USP e na Faculdade de Letras. Participantes da mesa: Adrián Fanjul, professor da Letras, Pedro Pomar, jornalista e editor da Revista Adusp, Magno de Carvalho, diretor do Sintusp (a confirmar).

 

–        30/05, 06/06, 13/06: Encontros criativos – cada participante cria uma cena ou conjunto de cenas, que serão levadas para o grupo, discutidas e integradas. O resultado será apresentado a todos os alunos, após o curso. Apoio da Cia. Antropofágica.

 

–        20/06: Debate com Dulce Muniz, diretora do Studio 184 e veterana do Teatro de Arena, onde participou de Teatro Jornal – Primeira Edição.

 

Das 19h30 às 22h30 na Sala 200 do Prédio de Letras

Inscrições: carama@usp.br

Anúncios