Discussão Sobre o Filme e HQ “Azul é a Cor Mais Quente” – 13/05/2014

por culturamarxista

Nesta terça, 13/05, o Grupo de Estudos de Cultura e Marxismo irá realizar mais um encontro. Dessa vez debateremos a HQ e o filme baseado nela, “Azul é a cor mais quente” (La vie d’Adéle). O filme trata da relação entre duas jovens mulheres e aborda temas como a lesbofobia e os padrões de relacionamento amoroso em nossa sociedade, bem como o papel social dado às mulheres e como estas questões se colocam em um relacionamento homoafetivo.

Na Letras, um dos cursos da USP com maior número de LGBTTIs e de mulheres, estas questões estão colocadas em nossas vidas a todo momento. Queremos pensar, a partir de uma obra de arte contemporânea, como a visão materialista e dialética pode ajudar a compreender a relação dessa obra e seu contexto social, e como a nossa sociedade trata essas questões.

Como base para a discussão recomendamos os textos que disponibilizamos nos links abaixo:

Construção de gênero

Lesbianidade

O Comunismo e a família

Duas críticas sobre o filme “Azul é a cor mais quente” publicadas em nosso blog

 

Após a atividade também nos integraremos à cervejada organizada pelo grupo de mulheres Pão e Rosas Brasil para a divulgação do livro “Mulher, Estado e Revolução” da historiadora política Wendy Goldman que estará no Brasil entre os dias 19, 20 e 21!

 

Venha debater conosco e contribuir com sua opinião!

Anúncios